quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CONVERSANDO COM VOCÊ: MELANCOLIA

Uma tristeza sem fim. Essa é uma das facetas mais evidentes da melancolia. Um sentimento que Freud chamava de ''A ausência que dói''. Na melancolia um inexplicável sentimento de auto-acusação que resulta da apatia e negativismo constantes. Perde-se à vontade de viver. É comum confundir os melancólicos com os deprimidos. Mas ao contrário da depressão - que é reação a uma perda - o melancólico perde o desejo de viver. Nada é muito interessante, a vida perde o encanto e o brilho. A princípio pode parecer que a melancolia não passa de um grande baixo-astral. A característica básica desse processo é que o indivíduo se recrimina, sente-se como o causador de todos os seus problemas. É um processo dramático. A pessoa sofre, se torna dilaceradamente triste, passa a falar menos, chega a pensar que não merece viver porque arruinou a vida de sua família. Quando sai do surto, nem entende bem porque via as coisas daquela maneira. Se você tem se sentido assim é necessário buscar ajuda de um profissional da área, como um Psicólogo, para uma Avaliação e Psicodiagnóstico e possível tratamento com Psicoterapia.


Fonte de Pesquisa: http://luzdeluma.blogspot.com/2009/08/melancolia-dor-de-nao-existir.html

2 comentários:

  1. Poderia dar a devida autoria a este texto (http://blogruposer.blogspot.com/2010/12/conversando-com-voce-melancolia.html) retirado do meu blogue? http://luzdeluma.blogspot.com/2009/08/melancolia-dor-de-nao-existir.html
    Copiar sem autorização é plágio! A cópia não autorizada implica penalidades previstas na Lei 9.610/98 de Direitos Autorais e artigo 184 do Código Penal.

    ResponderExcluir
  2. Deixamos aqui o nosso pedido de desculpas pois quando foi transcrito para o blog o texto a pessoa encarregada de fazê-lo acabou por esquecer de transcrever também a fonte de pesquisa.

    Assim feito

    agradecemos a compreensão.

    Grupo SER.

    ResponderExcluir